A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre veículos novos gerou um impacto financeiro significativo para a Localiza no 3º trimestre. O governo federal publicou um decreto que baixou o IPI, resultado em um efeito estimado entre R$ 800 milhões e R$ 1 bilhão no resultado da empresa, antes dos impostos.
Esse impacto corresponde a cerca de 1,5% a 1,9% do valor da frota da empresa em junho. A Localiza já percebeu a redução nos preços de venda de carros seminovos, o que exigiu um ajuste no valor esperado para futura venda de parte dos veículos, incluindo aqueles usados para renovação da frota.
Como a medida não diferencia pessoa física e jurídica, a empresa aproveita para adquirir carros 0 km com preços mais baixos, o que pode ajudar a compensar parcialmente a queda nas receitas da venda dos seminovos. A vigência do decreto vai até o final deste ano.
A companhia espera que, após o impacto inicial na depreciação, seus indicadores voltem à trajetória planejada previamente à redução do IPI. A situação envolve alguma incerteza, e os números podem ser revisados conforme a evolução do mercado e das vendas.