Após um declínio significativo no mês anterior, a atividade de manufatura na África do Sul mostrou sinais de recuperação em fevereiro, de acordo com uma pesquisa do Índice de Gerentes de Compras (PMI) divulgada nesta sexta-feira.
O PMI ajustado sazonalmente subiu para 51,7 em fevereiro, em comparação com os 43,6 registrados em janeiro, ultrapassando o limiar de 50 pontos que indica expansão em vez de contração.
Embora o subíndice de atividade empresarial e novos pedidos tenha melhorado em fevereiro, permaneceu em território negativo.
A Absa, patrocinadora do PMI, observou em um comunicado que os entrevistados mostraram um otimismo crescente em relação às exportações, possivelmente indicando um alívio nos congestionamentos e perturbações nos portos locais.
A África do Sul enfrenta desafios significativos, incluindo uma escassez recorde de energia e uma crise logística em sua operadora ferroviária e portuária Transnet, que têm impactado negativamente a atividade empresarial e desacelerado o crescimento na maior economia industrializada da África.