As vendas no setor varejista tiveram uma queda de 4,1% em fevereiro de 2024 em comparação com o mesmo período do ano anterior, refletindo a tendência de cautela observada em janeiro deste ano. Esses dados foram revelados pela 14ª edição do Índice de Atividade Econômica Stone Varejo, que se baseia em transações com cartões, vouchers e pix dentro do grupo StoneCo (NASDAQ: STNE).
Embora o indicador tenha diminuído pelo segundo mês consecutivo, contrastando com o crescimento de 2,6% em dezembro de 2023 em relação a 2022, o pesquisador econômico e cientista de dados da Stone responsável pelo estudo, Matheus Calvelli, observou que esses números “ainda não são suficientes para confirmar uma mudança de tendência”.
Os setores de tecidos, vestuário e calçados lideraram as perdas, com uma queda anual de 11,6% em fevereiro.
Em seguida, estão os hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-6,5%); móveis e eletrodomésticos (-4,3%); materiais de construção (-2,8%); e livros e jornais, revistas e papelaria (-2,4%).
Apenas um segmento registrou crescimento: o de artigos farmacêuticos (+2,3%).
Em termos regionais, os Estados que lideraram as quedas nas vendas no varejo foram Alagoas (-18,4%), Espírito Santo (-10,4%), Pará (-9,3%), Pernambuco (-8,6%), Rio Grande do Sul (-7,5%) e Santa Catarina (-6,7%).
Apenas três Estados apresentaram aumento nas vendas: Acre (+2,8%), Piauí (+1,8%) e Mato Grosso do Sul (+0,3%).