Queda da inflação de varejo na Índia

Os índices de inflação de varejo na Índia apresentaram uma queda em outubro, atingindo o nível mais baixo em quatro meses e se aproximando da meta de 4% estabelecida pelo banco central.
vendas no varejo da zona do euro

Os índices de de varejo na apresentaram uma queda em outubro, atingindo o nível mais baixo em quatro meses e se aproximando da de 4% estabelecida pelo banco central, que afirmou que essa meta precisa estar claramente à vista antes que possam começar a reduzir as taxas.

A inflação anual de varejo caiu para 4,87% em outubro, em comparação com 5,02% no mês anterior. Uma pesquisa da Reuters com 53 economistas havia previsto uma taxa de 4,80%.

Publicidade: Banner Header Padrão

A redução da inflação central, que exclui preços voláteis de alimentos e energia, e um efeito de base favorável ajudaram a reduzir o número geral.

A inflação central foi estimada entre 4,20% e 4,28%, em comparação com 4,5% em setembro, de acordo com três economistas. O indiano não divulga os números da inflação central.

A inflação alimentar, que representa quase metade do índice de preços ao consumidor, foi de 6,61% em outubro, pouco alterada em relação a uma revisão para cima de 6,62% em setembro.

A taxa de inflação de outubro ficou abaixo da banda de tolerância superior do Reserve Bank of India (RBI) de 2-6% pelo segundo mês consecutivo.

O banco central manteve sua taxa chave de empréstimo estável pelo quarto mês consecutivo no mês passado e afirmou que permanece focado em trazer a inflação para perto da meta de 4%.

Os dados divulgados na segunda-feira indicam uma inflação estável, mas uma abordagem cautelosa seria o caminho a seguir, afirmou Madan Sabnavis, economista do Bank of Baroda.

Na semana passada, o governador do RBI, Shaktikanta Das, destacou os riscos de um aumento nos preços dos alimentos, afirmando que a Índia estava vulnerável a “choques recorrentes e sobrepostos” nos preços dos alimentos, apesar da recente moderação na inflação.

Os preços de vegetais, leite e cereais têm sido voláteis e estão entre os principais impulsionadores da inflação no país asiático.

Enquanto o aumento nos preços dos após um monção desigual se manifestou em outubro, preços mais altos de alguns vegetais, como cebolas, seriam parcialmente absorvidos pela típica tendência sazonal de queda em muitos outros vegetais, oferecendo algum alívio, disse Aditi Nayar, economista da ICRA.

“A inflação do IPC subiria para 5,6% até dezembro de 2023 e permaneceria em uma ampla faixa de 4,9-5,6% nos dois trimestres seguintes”, afirmou Nayar.

A Índia tomou várias medidas para conter o aumento de preços desde julho, quando a inflação ultrapassou 7%. Proibiu algumas de , trigo, açúcar e restringiu os embarques de cebolas para o .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *