A produção industrial ajustada sazonalmente no Japão registrou uma queda de 0,9% em abril de 2024, situando-se em 100,8 pontos, conforme o relatório revisado divulgado pelo Ministério da Economia, Comércio e Indústria na sexta-feira. Em comparação com o mesmo mês do ano anterior, a produção industrial caiu 1,8%.
Queda Generalizada em Remessas e Estoques
O índice de remessas industriais também apresentou uma queda de 0,4% em termos mensais, atingindo 98,6 pontos, o que representa uma diminuição de 1,4% em relação a abril de 2023. Além disso, os estoques industriais caíram 0,2% em comparação ao mês anterior, ficando em 102,4 pontos, e tiveram uma redução de 2,4% em relação ao mesmo mês do ano anterior.
Baixe uma lista das 10 maiores pagadoras de dividendos que, segundo especialistas, têm potencial de ótimos ganhos nos próximos meses.
Aumento no Rácio de Existências
Apesar das quedas mencionadas, o rácio de existências registrou uma leve redução de 0,7% mensalmente, mas apresentou um aumento anual de 0,5%, situando-se em 106,4 pontos.
Principais Setores Impactados
Os setores que mais contribuíram para a diminuição da produção incluem veículos motorizados, maquinário geral e orientado para negócios, e equipamentos eletrônicos de comunicação e informação. Por outro lado, o setor de transporte (excluindo veículos motorizados) foi um dos poucos a apresentar aumento.
Conheça as Melhores Estratégias para PROTEGER SUA CARTEIRA DE AÇÕES
Impacto Econômico e Perspectivas Futuras
O declínio na produção industrial do Japão em abril reflete desafios econômicos contínuos, incluindo flutuações nos preços de energia e matérias-primas. Segundo o METI, a previsão de produção indica um possível aumento nos próximos meses, especialmente nos setores de maquinário de produção e transporte.