Os preços de produtor nos Estados Unidos tiveram a maior queda em três anos e meio em outubro, impulsionados por uma acentuada redução nos custos de gasolina, indicando uma diminuição nas pressões inflacionárias.
O índice de preços de produtor para a demanda final recuou 0,5% no mês passado, a maior diminuição desde abril de 2020, conforme informado pelo Bureau of Labor Statistics do Departamento de Trabalho na quarta-feira. Os dados de setembro foram revisados para mostrar que o índice de preços de produtor aumentou 0,4%, em vez dos 0,5% anteriormente relatados.
Economistas consultados pela Reuters previam um aumento de 0,1% no índice de preços de produtor. Nos últimos 12 meses até outubro, o índice subiu 1,3%, após um aumento de 2,2% em setembro. O relatório sucede os dados de terça-feira que mostraram preços ao consumidor inalterados em outubro.
A desaceleração da inflação, juntamente com o abrandamento do crescimento do emprego e salários, fortaleceu as expectativas de que a campanha de aperto monetário mais rápida do banco central dos EUA desde a década de 1980 chegou ao fim.
Os mercados financeiros até antecipam um corte nas taxas em maio do próximo ano, de acordo com a ferramenta FedWatch da CME Group (NASDAQ: CME). Desde março de 2022, o Fed aumentou sua taxa de política em 525 pontos-base para a faixa atual de 5,25% a 5,50%.
Os preços de bens caíram 1,4% em outubro, com uma queda de 15,3% nos preços da gasolina respondendo por mais de 80% da diminuição. Os preços de bens aumentaram 0,8% em setembro. Os preços de alimentos caíram 0,2%.
Preços de produtor em outubro nos EUA
Excluindo os componentes voláteis de energia, os preços de bens subiram 0,1% no mês passado. Esses preços de bens essenciais subiram 0,2% em setembro. Os preços de caminhões leves caíram. Carros de passageiros e caminhões leves do novo ano-modelo foram introduzidos nos dados com o lançamento de outubro, seguindo a prática normal.
O custo dos serviços permaneceu inalterado após um aumento de 0,2%. As tarifas aéreas subiram 3,1%. Houve também aumentos nos custos de internação e atendimento ambulatorial, assim como no transporte de mercadorias por estrada. No entanto, as taxas de gestão de portfólio e os preços de quartos de motel e hotel caíram.
As tarifas aéreas e as taxas de gestão de portfólio são alguns dos componentes incluídos no cálculo dos índices de preços de consumo pessoal, as medidas de inflação rastreadas pelo Fed para sua meta de 2%.
A medida mais restrita do índice de preços de produtor, que exclui alimentos, energia e componentes de serviços comerciais, aumentou 0,1% no mês passado, após subir 0,3% em setembro. O índice principal de preços de produtor aumentou 2,9% em uma base anual em outubro, após um aumento de 3,0% em setembro.