O sentimento do consumidor alemão deve se estabilizar em agosto, após uma leve queda no mês anterior, à medida que as expectativas de queda da inflação levam a uma perspectiva de renda significativamente mais positiva.
O índice de sentimento do consumidor do instituto GfK subiu para -24,4 em agosto, ante -25,2 em julho, ligeiramente revisado.
As expectativas de renda saltaram 5,5 pontos para -5,1 em julho, o maior nível desde o início da guerra na Ucrânia.
Analistas consultados pela Reuters esperam que a inflação volte à sua tendência de queda em julho, quando o escritório de estatísticas divulgar seus últimos números na sexta-feira.
“Isso significa que as chances de o sentimento do consumidor retomar seu curso de recuperação melhoraram um pouco”, disse o especialista em consumidores do GfK, Ralf Buerkl.
“No entanto, ele ainda permanecerá baixo nos próximos meses, e o consumo privado não poderá contribuir positivamente para o desenvolvimento econômico”, acrescentou.
O índice de sentimento do consumidor do GfK é uma medida da confiança dos consumidores alemães em suas perspectivas financeiras e na economia em geral.
O índice é calculado a partir de uma pesquisa mensal com cerca de 2.000 consumidores alemães.
O índice de sentimento do consumidor é um indicador importante da atividade econômica, pois reflete as intenções de consumo dos consumidores.
Por outro lado, quando os consumidores estão mais pessimistas, eles tendem a poupar mais e a gastar menos, o que desacelera o crescimento econômico.