O setor da construção civil do Reino Unido voltou a crescer em julho, mas as construtoras de casas sofreram outra forte contração devido aos juros mais altos e aos temores sobre as perspectivas da economia, segundo uma pesquisa divulgada na sexta-feira.
O Índice de Gerentes de Compras (PMI) da construção civil da S&P Global/CIPS subiu para 51,7, o nível mais alto desde fevereiro e acima do mínimo de cinco meses de junho de 48,9.
Um sub-índice que mede o setor de construção de casas subiu para 43,0 de 39,6 em junho – o mais baixo desde que a economia do Reino Unido ficou presa em seu primeiro bloqueio do coronavírus em maio de 2020 – mas ainda muito abaixo do nível de inalteração de 50,0.
O Banco da Inglaterra (BoE) vem elevando os custos de empréstimos de forma constante desde dezembro de 2021 e elevou sua taxa de juros de referência para 5,25%, o nível mais alto em 15 anos, na quinta-feira.
A pesquisa PMI mostrou que, ao contrário da construção de casas, a engenharia civil e a construção comercial ganharam velocidade em julho.
A taxa de inflação dos materiais de construção foi muito mais fraca do que a média do primeiro semestre de 2023, pressionada pela menor demanda e pela concorrência entre os fornecedores.
A confiança empresarial no setor subiu ligeiramente depois de cair em junho para o menor nível desde janeiro.
O PMI de todo o setor da S&P, que inclui os dados do PMI de serviços e manufatura divulgados no início da semana, caiu para 50,9, o menor nível em seis meses, de 52,5 em junho.
A economia do Reino Unido deve crescer apenas marginalmente nos próximos três anos, segundo as últimas previsões do BoE. Alguns economistas acreditam que uma recessão está se aproximando.
Em suma, o setor da construção civil do Reino Unido voltou a crescer em julho, mas o crescimento foi impulsionado pela engenharia civil e pela construção comercial. A construção de casas, por outro lado, continuou a contrair, pressionada pelos juros mais altos e pelos temores sobre as perspectivas da economia. A confiança empresarial no setor subiu ligeiramente, mas ainda está abaixo dos níveis do início do ano. A economia do Reino Unido como um todo parece estar se desacelerando, e alguns economistas acreditam que uma recessão está se aproximando.