As vendas de carros elétricos na China aumentaram em março, revelando um crescimento de 10,5% em comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com dados divulgados pela indústria na terça-feira. As montadoras, lideradas pela famosa BYD, intensificaram suas estratégias de descontos e ofereceram opções de financiamento para estimular as vendas.
No primeiro trimestre do ano, as vendas atingiram a marca de 1,03 milhão de veículos elétricos, marcando um aumento de 14,7% em relação ao ano anterior. No entanto, esse crescimento representa o ritmo mais lento desde o segundo trimestre de 2023, como indicam os dados da China Passenger Car Association (CPCA).
Os chamados veículos de nova energia (NEV), incluindo modelos totalmente elétricos e híbridos plug-in, representaram 41,5% das vendas totais de carros de passageiros em março, com um aumento de 5,7%, totalizando 1,71 milhão de veículos.
Tanto as autoridades quanto as montadoras estão buscando incentivar os consumidores a adquirirem carros para impulsionar a economia em desaceleração. Isso inclui revisões nos empréstimos para automóveis para promover a troca de veículos e a eliminação dos pagamentos iniciais mínimos exigidos pelo governo para a compra de carros novos.
O lançamento de um sedã elétrico pela fabricante de eletrônicos Xiaomi no mês passado provocou uma reação no mercado, levando os concorrentes a anunciarem cortes de preços e subsídios adicionais.
A BYD, que foi superada pela Tesla dos Estados Unidos como a maior vendedora de carros elétricos no primeiro trimestre, reduziu os preços de nove modelos em março, incluindo quatro de sua marca premium Denza, em até 4%, chegando a 20,5%.
O presidente da BYD, Wang Chuanfu, previu margens de lucro em declínio para este ano devido à intensificação da guerra de preços, mas garantiu que a montadora manteria a lucratividade estável através do aumento das vendas, com uma meta de crescimento de 20% nas vendas para este ano.
De acordo com Cui Dongshu, secretário-geral da CPCA, as margens de lucro do setor automotivo caíram para 4,3%, em comparação com 8,7% em 2015.
A Tesla aumentou os preços do Modelo Y na China em 5.000 yuans (US$ 691,24) a partir de 1º de abril, mas também lançou um esquema de financiamento com juros zero por tempo limitado para compradores do modelo básico do Modelo 3.
Empresas como a Volkswagen e a Nio também estão lançando planos de financiamento de automóveis com taxas de juros baixas para atrair consumidores.
Em março, a Tesla exportou 26.666 veículos fabricados na China, o que representa uma queda de 11,8% em relação ao mês anterior, de acordo com dados da associação. No entanto, as exportações globais de automóveis da China atingiram um recorde mensal de 406.000 unidades em março, um aumento significativo em relação aos 18% registrados em fevereiro.
Em resposta aos comentários da secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, sobre a preocupação de que as exportações chinesas prejudiquem a indústria dos EUA, Cui afirmou que o novo setor de veículos energéticos na China ainda não atingiu níveis críticos de excesso de capacidade, e a produção atual é um indicativo positivo para os consumidores e para uma economia orientada pelo mercado.