O número de pessoas registradas como desempregadas na Espanha subiu 0,73% em setembro em relação ao mês anterior, ou seja, 19.768 pessoas, deixando um total de 2,72 milhões de pessoas sem trabalho, mostraram dados do Ministério do Trabalho na terça-feira.
No entanto, a Espanha criou 12.921 empregos formais líquidos em setembro, mostrou um relatório separado do Ministério da Previdência Social. O número total de pessoas com um emprego formal ficou em 20,74 milhões, disse o relatório.
Isso significa que a taxa de desemprego na Espanha ficou em 11,6% em setembro, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística da Espanha.
A alta no número de desempregados em setembro pode ser atribuída a uma série de fatores, incluindo o fim da temporada de turismo de verão e o início do ano letivo. No entanto, a criação de empregos formais é um sinal positivo para a economia espanhola.
Os economistas estão monitorando de perto o mercado de trabalho espanhol, pois é um indicador importante da saúde da economia.