As ações da Natura (NATU3) são o grande destaque do Ibovespa (IBOV) nesta quinta-feira (18), após a companhia anunciar acordo vinculante para a venda da Avon International. O movimento animou investidores e reforçou a visão de analistas de que a empresa está simplificando sua estrutura e fortalecendo sua estratégia de transformação.
Por volta de 11h50 (horário de Brasília), NATU3 subia 11,50%, a R$ 9,89, depois de ter chegado a saltar mais de 13% na máxima do dia.
Venda da Avon International
O acordo foi firmado com um veículo de aquisição afiliado à Regent. A transação ocorrerá pelo valor nominal de £ 1,00 (uma libra) no fechamento, mas inclui cláusulas de earn-outs (pagamentos condicionados a desempenho) e pagamentos contingentes, que podem chegar a até £ 60 milhões dependendo de resultados futuros e eventos de liquidez.
O acordo não inclui a Avon na América Latina nem o mercado russo, mantendo a relevância da marca e das operações nessas regiões.
Além disso, a Natura fornecerá à Avon International uma linha de crédito garantida de até US$ 25 milhões, com vencimento em cinco anos. Essa linha poderá ser utilizada em até um ano após a conclusão da venda, prevista para o primeiro trimestre de 2026, mediante aprovações regulatórias.
Reação do mercado
A XP Investimentos avaliou a transação de forma positiva. Para a casa, o impacto financeiro é irrelevante no curto prazo, mas a medida representa o passo mais importante até agora no processo de desinvestimento da Avon.
“Acreditamos que este anúncio, junto com o novo formato de divulgação da empresa a partir do 3º trimestre, deve ajudar os investidores a retomarem o foco na ação, à medida que a história se torna mais simples e clara”, afirmou a equipe de analistas liderada por Danniela Eiger.
A XP reforçou ainda a recomendação de compra para Natura (NATU3), destacando o potencial da chamada Onda 2 de transformação, que deve continuar trazendo resultados positivos.
Transformação da Natura (NATU3)
A venda da Avon International reforça o movimento da Natura em busca de maior eficiência e foco em mercados estratégicos. A empresa já havia anunciado recentemente a venda da Avon CARD, reduzindo a complexidade de sua estrutura e priorizando negócios de maior rentabilidade.
Para investidores, a simplificação deve contribuir para uma percepção mais clara dos fundamentos da companhia, favorecendo a valorização das ações.