Em declarações à imprensa nesta quarta-feira, 27, o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, antecipou que os números de criação de empregos em fevereiro, a serem divulgados pelo Ministério do Trabalho, serão significativos. Haddad destacou que esses indicadores apontam para o início de um novo ciclo de crescimento econômico no Brasil.
“Os dados de fevereiro mostrarão claramente o início de um novo período de crescimento econômico, e é essencial que preparemos nossa juventude para ocupar os empregos que estão sendo gerados”, afirmou Haddad em entrevista à Rádio Itatiaia.
O Ministro detalhou o Programa Juros por Educação, lançado pela Fazenda na terça-feira, 26, enfatizando a importância de preparar os jovens para o mercado de trabalho. Ele descreveu o programa como uma “troca justa que visa garantir a sustentabilidade financeira dos Estados endividados”.
O Programa Juros por Educação proposto pela Fazenda oferece condições especiais para refinanciar as dívidas estaduais com a União, desde que haja compromissos de investimento no Ensino Médio Técnico (EMT). O programa define diferentes faixas de correção das dívidas, dependendo dos percentuais de investimento dos Estados nas contrapartidas educacionais.
Para Estados que destinarem pelo menos 50% da economia obtida com a redução dos juros para a ampliação das matrículas no EMT, a taxa de juros será IPCA+3% ao ano. Para aqueles que investirem pelo menos 75%, a taxa cairá para IPCA+2,5% ao ano. Por fim, para os Estados que investirem 100%, a taxa será de IPCA+2% ao ano.
A Fazenda ressaltou que, se as metas do programa forem alcançadas pelos Estados, a redução das taxas de juros se tornará permanente para os entes federativos.