Os preços dos contratos futuros de minério de ferro recuperaram-se nesta quarta-feira, atingindo o nível mais alto em mais de seis semanas, impulsionados por esperanças renovadas de melhora na demanda de aço na China, principal mercado consumidor do minério. Isso se deve também à perspectiva de menor oferta, após uma grande mineradora reduzir sua projeção de embarque anual.
O contrato de setembro do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China encerrou as negociações do dia com alta de 3,08%, atingindo 888 iuanes (equivalente a 122,55 dólares) por tonelada, o valor mais elevado desde 8 de março. Na terça-feira, o contrato havia registrado uma queda superior a 1,5%.
Por sua vez, o minério de ferro de maio, referência na Bolsa de Cingapura, apresentou um aumento de 5,12%, chegando a 118,55 dólares por tonelada, o patamar mais alto desde 7 de março.
Analistas da Galaxy Futures destacaram que os fundamentos do minério de ferro melhoraram, prevendo um aumento no valuation do mercado de ferrosos. Eles observaram que a emissão de títulos especiais deve ganhar ritmo, enquanto a demanda por aço, especialmente na construção, continuará a se recuperar e a demanda do setor industrial provavelmente permanecerá resiliente.
A produção diária de aço bruto entre as principais usinas membros da Associação de Ferro e Aço da China (CISA) aumentou 0,33% entre 11 e 20 de abril, em comparação com o período anterior de 10 dias, alcançando cerca de 2,12 milhões de toneladas.