O ministro da Economia e candidato presidencial da União por Todos os Patriotas, Sergio Massa, anunciou nesta quarta-feira uma medida para incentivar as empresas petrolíferas em meio à incerteza econômica.
A medida consiste em reconhecer 25% do que for exportado e trazido para a Argentina para investir no valor do dólar CCL. A intenção é aumentar os níveis de investimento no setor de gás e petróleo nos próximos 60 dias.
Massa disse que a medida visa garantir a estabilidade no emprego, nas obras e no sistema financeiro.
“O trabalho de vocês, petroleiros, permitirá que aqueles que especulam antes das eleições encontrem um mar de oferta no sistema de dólar CCL e, portanto, não possam mais especular em relação ao resultado das eleições”, disse o candidato presidencial.
A medida valerá até 25 de outubro e poderá ser prorrogada até 25 de novembro, dependendo do sucesso do programa.
Como contrapartida, as empresas petrolíferas deverão respeitar o acordo de preços para o mercado interno até 30 de novembro.
O anúncio vem após o ministro anunciar, junto à diretora-executiva da Administração Nacional da Seguridade Social (Anses), Fernanda Raverta, o reforço de renda para trabalhadores informais, que consistirá em dois pagamentos de R$ 47.000 em outubro e novembro, respectivamente.