Os lucros das empresas industriais da China estenderam uma queda de dois dígitos nos primeiros oito meses do ano, mas o ritmo de declínio desacelerou ligeiramente à medida que uma série de medidas de apoio político começou a estabilizar partes da economia em dificuldades.
A queda de 11,7% ano a ano nos lucros diminuiu de uma contração de 15,5% nos primeiros sete meses, em linha com as expectativas e potencialmente sugere que uma recuperação modesta está começando a se enraizar para algumas empresas.
Isso foi corroborado pelos ganhos de agosto, que registraram um aumento surpresa de 17,2% em relação ao ano anterior, mostraram dados do National Bureau of Statistics (NBS) nesta quarta-feira. Os lucros caíram 6,7% em julho.
“Esses dados refletiram que a demanda doméstica se estabilizou e que os lados da demanda e da oferta tiveram uma recuperação equilibrada”, disse Bruce Pang, economista-chefe da Jones Lang Lasalle (NYSE:JLL).
O estatístico do NBS, Yu Weining, disse em um comunicado que “uma série de políticas para promover a recuperação macroeconômica” sustentou os ganhos do mês passado.
Os lucros melhoraram para 30 dos 41 principais setores industriais durante o período, com as perdas na indústria de manufatura de matérias-primas diminuindo significativamente devido ao aumento dos preços das commodities e à recuperação da demanda. Vinte e oito indústrias das 41 viram os ganhos caírem no período de janeiro a julho.
À medida que Pequim intensifica o apoio político à sua economia em dificuldades após uma breve recuperação pós-COVID, dados recentes mostraram sinais de estabilização com empréstimos bancários mais fortes do que o esperado, produção industrial e crescimento das vendas no varejo em agosto.
Ainda assim, a fraqueza persistente no setor imobiliário atingido pela crise, que responde por um quarto da segunda maior economia do mundo, continua a ser um obstáculo ao crescimento.
No mês passado, os preços de novas casas na China caíram no ritmo mais rápido em 10 meses. Regras de empréstimos mais flexíveis estão mostrando sinais de fornecer um impulso às vendas de novas casas em algumas cidades importantes, como Pequim, mas ainda há preocupações de que a melhora possa ser de curta duração.
A preocupação é que a confiança deprimida no setor imobiliário possa prejudicar as perspectivas gerais de demanda para as empresas e a economia.
A análise detalhada dos dados do NBS indicou que ainda há um caminho a percorrer para uma recuperação robusta no crescimento geral dos lucros.
Os lucros de empresas estatais caíram 16,5% nos primeiros oito meses, e 11,1% para empresas estrangeiras, enquanto as empresas do setor privado viram seus lucros diminuírem 4,6%, mostraram os dados.
Os números de lucro industrial cobrem empresas com receitas anuais de pelo menos 20 milhões de yuans (US$ 2,75 milhões) de suas operações principais.