No terceiro trimestre de 2023, o Carrefour Brasil (CRFB3) registrou um lucro líquido de R$ 132 milhões, representando uma diminuição de 59,1% em comparação com o mesmo período de 2022. De acordo com a empresa, essa redução foi resultado de efeitos financeiros e tributários, bem como de uma queda nas vendas.
Calendário de resultados 3T2023.
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado teve uma queda anual de 13,4%, totalizando R$ 1,47 bilhão. Isso ficou ligeiramente acima da projeção média do consenso LSEG com analistas, que estimava um Ebitda ajustado de R$ 1,37 bilhão.
O resultado financeiro líquido foi negativo em R$ 586 milhões durante o trimestre, embora tenha registrado uma perda 20,9% menor em comparação com o ano anterior.
As vendas brutas consolidadas da varejista, que engloba marcas como Carrefour e Atacadão, totalizaram R$ 28,2 bilhões, uma queda de 3,9% em relação ao terceiro trimestre de 2022. Isso se deveu à pressão exercida pela redução do volume de vendas e pela deflação alimentar, que diminui o valor dos produtos comercializados.
No que diz respeito à rentabilidade, a margem bruta do Carrefour Brasil no trimestre encerrado em setembro foi de 20,1%, em comparação com os 19,9% do ano anterior. Entretanto, a margem Ebitda (Ebitda sobre receita) ajustada caiu de 6,4% para 5,7%. As despesas gerais, com vendas e administrativas do grupo, aumentaram 3,3% em relação ao ano anterior, atingindo R$ 3,7 bilhões.
Confira o guia de resultados 3T2023.
No Banco Carrefour, a taxa de inadimplência acima de 90 dias ficou em 13,5%, ligeiramente abaixo dos 13,7% registrados no segundo trimestre de 2023.