No terceiro trimestre, a empresa Portobello (PTBL3) divulgou um lucro líquido de R$ 4 milhões, o que representa uma queda de 92,4% em comparação com o lucro de R$ 52,2 milhões do ano anterior. O lucro ajustado e recorrente também caiu 92,4%, totalizando R$ 3,7 milhões.
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) foi de R$ 94,7 milhões, apresentando uma queda de 13,1% em relação ao ano anterior, com uma margem de 15,8%, comparada a 18,2% no ano anterior. O Ebitda ajustado também teve uma redução de 9,5%.
Calendário de resultados 3T 2023.
O resultado financeiro líquido foi negativo em R$ 48,1 milhões, em comparação com o resultado negativo de R$ 20,7 milhões no ano anterior, principalmente devido a despesas financeiras e variação cambial líquida.
A receita líquida permaneceu praticamente estável em R$ 589 milhões em comparação com o ano anterior, com o mercado interno recuando 0,5% para R$ 465 milhões e o mercado externo aumentando 1,7% para R$ 133 milhões. As despesas operacionais aumentaram 6,3%, enquanto as despesas operacionais ajustadas subiram 3,7%.
No final do terceiro trimestre, o endividamento líquido da Portobello totalizou R$ 869 milhões, em comparação com R$ 859 milhões no trimestre anterior. A relação entre a dívida líquida e o Ebitda foi de 3,1 vezes, em comparação com 3 vezes no trimestre anterior.
A dívida bancária bruta com vencimento a curto prazo representou 34,6% do total, um aumento de 1,4 ponto percentual em relação ao segundo trimestre de 2023. Segundo a empresa, 84,3% da dívida está em moeda nacional, com um custo total médio de 14,0% ao ano e um prazo médio de 3,8 anos, em comparação com 4,3 anos no terceiro trimestre de 2022.
A empresa informou que esse perfil de dívida oferece flexibilidade para seguir seu plano estratégico, concentrado no crescimento do varejo no Brasil e nos negócios internacionais, principalmente nos Estados Unidos, por meio da Portobello América.
No terceiro trimestre de 2023, os investimentos totalizaram R$ 66 milhões, com 49,2% destinados ao projeto da nova fábrica da Portobello América, 33,2% na Portobello Shop, entre lojas próprias e evolução digital, e 9,7% na planta da UN Portobello em Tijucas, Santa Catarina.