A Samsung teve uma queda significativa de 55% no lucro operacional no segundo trimestre de 2025. Esse resultado se deve em parte a vendas fracas e a restrições impostas pelos Estados Unidos sobre a venda de chips avançados para a China.
No período de abril a junho, a gigante da tecnologia registrou um lucro operacional de 4,7 trilhões de wons, equivalente a cerca de US$ 3,37 bilhões. Este é o desempenho mais fraco da empresa em seis trimestres.
A receita total da Samsung cresceu ligeiramente, em 0,7%, alcançando 74,6 trilhões de wons. Apesar disso, o lucro caiu porque a divisão de semicondutores enfrentou desafios, incluindo atrasos nas remessas de chips de memória e ajustes no valor do estoque.
O lucro da unidade de chips de memória caiu drasticamente de 6,5 trilhões de wons no ano passado para apenas 400 bilhões de wons neste trimestre. Essa é a primeira vez em seis trimestres que o lucro dessa divisão ficou abaixo de 1 trilhão de wons.
Além disso, os custos isolados causados pelas restrições de exportação dos EUA afetaram o desempenho da Samsung no importante mercado chinês, que é um dos maiores consumidores de semicondutores do mundo.
Esses números indicam que a Samsung está enfrentando um cenário complicado, especialmente em sua principal área de negócios, os chips de memória, o que impacta diretamente seus resultados financeiros.