Na próxima terça-feira (7), o governo deve introduzir o limite de saque-aniversário do FGTS, buscando assegurar que os recursos dos trabalhadores não sejam comprometidos por operações excessivas de crédito.
O que é o saque-aniversário do FGTS?
O saque-aniversário do FGTS é uma modalidade que permite ao trabalhador retirar uma parte do saldo do Fundo de Garantia, no mês do seu aniversário. Essa opção é diferente do saque tradicional, onde o trabalhador só pode retirar o valor total em situações específicas, como demissão ou compra de casa própria.
Com o saque-aniversário, o trabalhador pode receber anualmente uma quantia do seu FGTS. Atualmente, mais de 21,5 milhões de trabalhadores já aderiram a essa forma de saque, que oferece a conveniente possibilidade de planejar a liberação do dinheiro em momentos mais favoráveis.
Consequências da nova limitação proposta pelo governo.
A nova limitação proposta pelo governo para o saque-aniversário pode impactar muitos trabalhadores. Com a regra estabelecendo um teto de apenas duas parcelas para antecipação, muitos poderão sentir uma redução na disponibilidade de dinheiro.
Esse limite tem o objetivo de proteger as contas do FGTS e evitar que os trabalhadores se endividem. Atualmente, mais de 42 milhões de trabalhadores ativos têm acesso ao FGTS. Por isso, essa mudança pode ser significativa para a vida financeira de muitos.