A inflação medida pelos preços no atacado na Índia registrou um aumento de 0,53% em março, alcançando seu ponto mais alto em três meses, impulsionada principalmente pelo aumento nos preços de alimentos e produtos primários, de acordo com dados oficiais.
Essa alta superou ligeiramente as expectativas dos economistas consultados pela Reuters, que previam um aumento de 0,51%, e marcou um aumento em relação ao aumento anual de 0,20% registrado em fevereiro.
Os preços dos alimentos subiram 4,65% em comparação com o mesmo período do ano anterior, enquanto os preços dos produtos primários aumentaram 4,51%, ambos superando os números de fevereiro.
Por outro lado, os preços dos produtos manufaturados registraram uma queda de 0,85%, uma melhoria em relação à queda de 1,27% no mês anterior. Os preços dos combustíveis e energia também apresentaram uma diminuição, caindo 0,77% em comparação com a queda de 1,59% em fevereiro.
No ano fiscal encerrado em 31 de março, o índice de inflação no atacado registrou uma queda de 0,70%, em comparação com um aumento de 9,41% no ano anterior.
Na semana passada, dados governamentais indicaram que a taxa anual de inflação ao consumidor do país diminuiu em março, atingindo o menor nível em cinco meses, influenciada pela redução nos preços dos combustíveis.