Inflação da Austrália cai mais do que o esperado, indicando que o aperto monetário está funcionando

A inflação da Austrália caiu para 4,9% em julho, abaixo das expectativas de 5,2%. A queda foi impulsionada pela queda dos preços dos alimentos frescos e dos combustíveis, bem como por descontos nos preços da eletricidade.

A do índice de preços ao da diminuiu mais do que o esperado em julho, caindo ainda mais dos máximos de 30 anos, à medida que uma série de altas consecutivas das taxas de juros pelo Reserve Bank parecia estar funcionando como pretendido.

A inflação do índice de preços ao consumidor (IPC) subiu 4,9% nos 12 meses até julho, segundo dados do Australian Bureau of Statistics (ABS) divulgados na quarta-feira. A leitura foi inferior às expectativas de 5,2%, bem como à leitura do mês anterior de 5,4%.

Publicidade: Banner Header Padrão

A inflação mensal caiu abaixo da marca de 5% pela primeira vez desde fevereiro de 2022, depois de ter caído acentuadamente de um pico de 8,4% em dezembro.

A leitura de julho foi impulsionada principalmente pela queda dos preços dos alimentos frescos e dos combustíveis, em meio a uma certa estabilidade nas cadeias de suprimentos globais. Excluindo os dois itens, a inflação central caiu para 5,8% de 6,1% no mês anterior.

A leitura de inflação mais suave também foi ajudada por descontos nos preços da eletricidade, que subiram quase 16% nos 12 meses até julho. A Austrália implementou alguns descontos nos preços da eletricidade em julho para ajudar a aliviar o impacto do aumento dos custos da energia nos gastos das famílias.

“Se excluíssemos o impacto dos descontos dos dados de julho de 2023, os preços da eletricidade teriam registrado um aumento mensal de 19,2%”, disse Michelle Marquardt, chefe de estatísticas de preços do ABS, em um comunicado.

Mas o gasto das famílias já estava diminuindo no face das altas taxas de juros e dos preços elevados dos alimentos. As da Austrália praticamente não se moveram este ano, enquanto o sentimento do consumidor caiu para mínimos históricos.

A leitura de quarta-feira indicou que o ciclo de alta de juros mais severo do Reserve Bank (RBA) em uma écada estava agora dando frutos e poderia exigir uma postura menos hawkish do nos próximos meses. O banco elevou as taxas em 400 pontos base no ano passado, à medida que se movia para conter a inflação persistente.

O RBA manteve as taxas inalteradas nos últimos dois meses e agora tem mais motivos para pausar os futuros aumentos de juros. Ainda assim, a inflação continua bem acima da anual de 2% do RBA e só deve cair para a meta até meados de 2025.

O australiano caiu 0,4% após os dados de inflação, uma vez que a perspectiva de menos aumentos de juros torna a moeda menos atraente.

Leia mais sobre:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *