A atividade manufatureira no Canadá mostra sinais de estabilização em fevereiro, com um aumento no emprego e uma desaceleração mais moderada na produção e novos pedidos, revelam dados divulgados nesta sexta-feira.
Segundo o Índice de Gerentes de Compras (PMI) do S&P Global Canada Manufacturing, houve um aumento sazonal ajustado para 49,7 em fevereiro, em comparação com os 48,3 de janeiro, marcando o nível mais alto desde abril.
Uma pontuação abaixo de 50 indica contração no setor. O PMI tem se mantido abaixo desse limite desde maio, representando o período mais longo de contração desde outubro de 2010.
Paul Smith, diretor de economia da S&P Global Market Intelligence, comentou: “O PMI industrial do Canadá se aproximou da marca crítica de 50,0 durante fevereiro, com desacelerações mais lentas na produção e novos pedidos”. Ele acrescentou: “Apesar de continuarem a cair, refletindo alguma hesitação contínua dos clientes, as taxas de contração foram pequenas em comparação com os últimos meses, indicando uma melhoria subjacente constante nas condições do mercado global”.
O índice de produção subiu para 49,8, em comparação com os 48,6 de janeiro, enquanto o índice de novos pedidos ficou em 48,7, acima dos 45,5 registrados anteriormente. O índice de emprego também registrou um aumento, passando para 50,7, ante os 49,6 do período anterior.
Smith observou que “as empresas demonstraram otimismo em relação ao futuro, aumentando seu quadro de funcionários pela primeira vez em três meses”.
As medidas de inflação mostraram resultados mistos. O índice de preços dos fatores de produção aumentou para 53,9, em comparação com os 53,3 de janeiro, impulsionado pelas contínuas fricções na cadeia de abastecimento. Enquanto isso, a medida dos preços dos produtos caiu para o seu nível mais baixo desde junho, para 51,7.
Apesar disso, o índice de produção futura registrou apenas uma pequena queda, para 60,5, depois de ter atingido o máximo dos últimos seis meses em janeiro, sustentado pelas esperanças de que um clima econômico melhorado impulsione as vendas nos próximos 12 meses.