A General Motors (GM) divulgou resultados financeiros sólidos para o terceiro trimestre de 2023, com um valor ajustado de EBIT de US$ 3,6 bilhões. A equipe de cadeia de suprimentos da empresa e parceiros logísticos da América do Norte melhorou o fluxo de veículos, resultando em um desempenho acima da média de mercado. A GM lucrou em todas as regiões, incluindo a China, e espera um EBIT significativamente mais alto em 2023. No entanto, devido às greves no andamento em algumas instalações nos Estados Unidos, a GM retirou a sua orientação para o ano inteiro de 2023.
Principais pontos da chamada de resultados:
- A GM relatou uma receita total de mais de US$ 44 bilhões no terceiro trimestre, um aumento de 5% em relação ao ano anterior. Isso está alinhado com os dados da InvestingPro, que mostram um crescimento de receita de 28,48% nos últimos doze meses, atingindo US$ 169,73 bilhões.
- A empresa planeja melhorar a lucratividade de seu portfólio de veículos elétricos (EV), moderando o ritmo de aceleração de EV em 2024 e 2025 para manter preços competitivos.
- A GM continua comprometida com seu futuro totalmente elétrico, planejando ter uma capacidade anual de EV de 1 milhão de unidades na América do Norte até o final de 2025.
- Uma joint venture de fabricação de células de bateria da empresa em Ohio está avançando, com módulos esperados para não serem mais uma restrição até meados do ano.
- A GM está focando em software e construindo uma organização de software de classe mundial para executar sua estratégia de veículo definida por software.
- Apesar das greves em algumas de suas instalações nos EUA, a GM ofereceu um contrato histórico com negociação recordes ao United Auto Workers (UAW), trabalhando em direção a metas de margens de EV de baixo a médio dígito para 2025.
Durante a chamada de resultados, os executivos da GM discutiram diversos tópicos, incluindo negociações trabalhistas, o impacto da greve do UAW, resultados financeiros e a estratégia de EV da empresa. Eles enfatizaram seu compromisso com um contrato histórico com tração e benefícios registrados para membros da equipe que não colocariam a empresa em risco.
A GM está enfrentando uma forte demanda por seu portfólio de veículos elétricos (EVs) e está progredindo na expansão da produção do Ultium EV, com produtos Ultium aumentando 2 vezes no terceiro trimestre em comparação com o segundo trimestre. No entanto, a empresa decidiu desacelerar a escala de produção para construir uma base mais sólida e aproveitar as lições aprendidas no processo de engenharia e fabricação.
A GM discutiu sua abordagem para melhorias na engenharia de seus veículos, mencionando o anúncio da Orion como exemplo de implementação de mudanças para melhorar a lucratividade e a capacidade sem esperar por uma melhoria de modelo de meio de ciclo. Eles acreditam que essa abordagem os tornará mais ágeis e produzirá um retorno mais consistente sobre o capital investido (ROIC).
A GM destacou a lucratividade impulsionada pela forte demanda do consumidor e pelas ofertas de produtos. A empresa está monitorando os níveis de estoque em parceria com revendedores para garantir que os veículos cheguem ao mercado mesmo durante paralisações. A GM espera que a forte demanda por seus veículos continue ao longo do ano.
Mary Barra, CEO da General Motors, discutiu a decisão da empresa de adiar a produção do veículo elétrico Orion (EV). Barra afirmou que a decisão foi tomada para garantir a utilização eficiente da infraestrutura e capacidade. A GM planeja focar na expansão de instalações existentes e alcançar suas metas de margens EV.
A General Motors planeja focar no lançamento de produtos Ultium na China sob as marcas Buick e Cadillac, além de oferecer os produtos certos da perspectiva da SGM Wuling. A empresa também tem como objetivo expandir suas ofertas de importação premium. Apesar das incertezas no mercado chinês, a GM acredita que essas iniciativas se posicionarão bem em diversos segmentos do mercado. A GM está comprometida em fornecer um negócio forte e lucrativo tanto em motores de combustão interna (ICE) quanto em veículos elétricos (EV). A empresa vê oportunidades de receita potenciais no software e acredita que o Cruzeiro, sua participação de veículos independentes, possui um tremendo potencial de crescimento.