Gastos de varejo australianos crescem menos do que o esperado em agosto

Os gastos de varejo australianos cresceram apenas 0,2% em agosto, abaixo das expectativas. O resfriamento dos gastos no varejo pode levar a uma queda na inflação e nas taxas de juros.
inflaçao varejo

Os gastos de varejo australianos cresceram menos do que o esperado em agosto, expandindo-se apenas ligeiramente, à medida que os consumidores continuam a reduzir os gastos em meio à pressão contínua das altas taxas de juros e da inflação persistente.

As cresceram 0,2% em agosto em relação a julho, mostraram os dados do Australian Bureau of Statistics na quinta-feira. A leitura foi inferior às expectativas de crescimento de 0,5% e desacelerou em relação ao aumento de 0,5% no mês anterior.

Publicidade: teste

Os gastos com roupas e alimentos foram o maior impulsionador da leitura mensal. Os gastos no varejo também receberam algum suporte da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2023, particularmente à medida que os consumidores gastaram em mercadorias e assistir a partidas ao vivo, disse o ABS em nota.

Mas os gastos com bens domésticos caíram pelo terceiro mês consecutivo, assim como o varejo de alimentos, indicando que os consumidores estavam reduzindo as grandes compras e comendo fora.

Os consumidores australianos reduziram amplamente os gastos nos últimos meses, em meio à pressão consistente das altas taxas de juros e da persistente. Dados divulgados na quarta-feira mostraram que a inflação ao acelerou o ritmo em agosto, impulsionada principalmente por aumentos nos custos de aluguel e .

Os gastos fracos fizeram com que o faturamento do varejo australiano permanecesse praticamente estável nos últimos meses, com a inflação permanecendo alta.

“Considerando como a alta inflação e o forte crescimento populacional contribuíram para o faturamento do varejo no ano passado, o crescimento da tendência historicamente baixo destaca o quanto os consumidores recuaram em resposta às pressões do ”, disse Ben Dorber, chefe de estatísticas de varejo do ABS em nota.

Ainda assim, um resfriamento sustentado dos gastos no varejo pode provocar uma queda na inflação ao consumidor nos próximos meses, aliviando alguma pressão sobre os consumidores.

O resfriamento da inflação também pode levar o Reserve Bank of Australia a suspender mais aumentos de taxas, embora o banco tenha mantido uma abordagem amplamente baseada em dados para decisões futuras sobre taxas. O RBA é amplamente esperado que mantenha as taxas estáveis quando se reunir na próxima semana – sua primeira sob o comando da nova governadora Michele Bullock.

Últimas Noticias

Assine nossa newsletter

Purus ut praesent facilisi dictumst sollicitudin cubilia ridiculus.