Os gastos com construção nos Estados Unidos registraram um aumento superior ao esperado em outubro, impulsionados pelos fortes ganhos na construção de casas unifamiliares. Entretanto, dados do mês anterior foram revisados para baixo.
Segundo o Departamento de Comércio, os gastos com construção aumentaram 0,6% na sexta-feira. Os dados de setembro foram revisados para mostrar um aumento nos gastos com construção de 0,2%, em vez dos 0,4% anteriormente relatados. Economistas consultados pela Reuters previam um aumento de 0,4% nos gastos com construção.
Em outubro, os gastos com construção aceleraram 10,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Os gastos em projetos de construção privada aumentaram 0,7% em outubro, com um destaque para o investimento em construção residencial, que disparou 1,2%.
Os gastos em novos projetos de construção de casas unifamiliares aumentaram 1,1%. A construção robusta de novas casas unifamiliares contribuiu para encerrar nove trimestres consecutivos de declínio nos investimentos residenciais no terceiro trimestre.
O impulso na construção é impulsionado pela escassez de casas usadas no mercado, mas as taxas de hipoteca acima de 7% representam um desafio tanto para os construtores quanto para os potenciais compradores de casas.
Os gastos em projetos de habitação multifamiliar caíram 0,2% em outubro. Há um grande estoque de habitação multifamiliar em construção, e a taxa de vacância de aluguel atingiu seu nível mais alto em 2 anos e meio no terceiro trimestre, limitando o crescimento neste segmento habitacional.
Os gastos em estruturas não residenciais privadas, como fábricas, aumentaram 0,1%. Os gastos em projetos de construção de manufatura subiram 0,9%, ainda impulsionados pelos esforços da administração Biden para trazer de volta a fabricação de semicondutores para os Estados Unidos.
Os gastos em projetos de construção pública aumentaram 0,2%. Os gastos do governo estadual e local aumentaram 0,1%, enquanto os gastos em projetos do governo federal aumentaram 2,2%.