A gasolina no Brasil tem um custo médio cerca de 8% mais elevado do que no mercado internacional, enquanto o diesel apresenta uma diferença de 4%, de acordo com informações da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom). A recente queda nos preços do petróleo no cenário global, alcançando aproximadamente US$ 70 o barril, e a estabilidade nos preços dos derivados nas refinarias da Petrobras no mercado interno por quase um mês, indicam uma oportunidade para importação, conforme a análise da Abicom.
Petróleo cai pela quarta semana seguida, entenda.
Em termos gerais, as refinarias brasileiras praticam preços 8% superiores para a gasolina e 4% para o diesel em comparação com os preços internacionais. Na Bahia, onde está situada a principal refinaria privada, a Refinaria de Mataripe, a diferença de preço atinge 15% para a gasolina, enquanto o diesel é comercializado 1% abaixo do valor internacional.
Considerando as refinarias da Petrobras, a gasolina apresenta um acréscimo de 6% em relação aos preços internacionais, enquanto o diesel registra uma diferença de 5%.
Para atingir a paridade internacional, a Abicom sugere que a estatal brasileira reduza o preço da gasolina em R$ 0,16 por litro e do diesel em R$ 0,19 por litro.
Recentemente, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, instou a Petrobras a diminuir os preços dos combustíveis como uma medida para mitigar o impacto inflacionário no país. Ele propôs uma redução de preços entre R$ 0,32 e R$ 0,42 para o diesel e entre R$ 0,10 e R$ 0,12 para a gasolina, com o objetivo de permitir ao Banco Central reduzir as taxas de juros e impulsionar a atividade econômica.