Muito risco e pouco ego: A fortuna de Juca Abdalla

A carteira do maior investidor individual da bolsa brasileira
fortuna de Juca Abdalla

Depois do sucesso do texto sobre a fortuna de Nelson Tanure, hoje vamos falar sobre outra fortuna enigmática do mercado brasileiro.

De onde vem a fortuna de Juca Abdalla, o maior investidor individual da Bolsa brasileira? Se inscreva na newsletter e sente que lá vem história.

Publicidade: Banner Header Padrão

A história começa com uma herança generosa. Juca herdou o império construído pelo pai, J. J. Abdalla, um industrial com em cimento, energia, têxtil, bancos e . Quando J. J. morreu em 1988, deixou um espólio gigantesco e um processo bilionário contra o Estado de por causa da desapropriação de um terreno onde hoje está o Parque Villa-Lobos. Resultado: anos depois, o Estado foi condenado a pagar cerca de R$ 2,5 bilhões, e Juca embolsou boa parte. Dizem ser o maior valor pago pelo Estado na história.

Com esse dinheiro, ele fez algo incomum: fundou um banco que só tem um cliente, ele mesmo. O Banco Clássico é seu cofre. Um banco que não empresta, não capta, não tem conta corrente. Serve exclusivamente para administrar sua carteira.

E que carteira. Juca é dono de pedaços importantes das maiores estatais da Bolsa. Já foi o maior acionista individual da Eletrobras. Tem posições relevantes em Petrobras, Cemig, , e outras gigantes do setor elétrico e de . resilientes, lucrativas e que pagam gordos. O tipo de ação que você compra e guarda. Para sempre.

Boa parte do patrimônio líquido está alocado em ações. Só em Petrobras, por exemplo, ele detém mais de 200 milhões de ações ordinárias. Recentemente, investiu R$ 180 milhões em uma única tacada para aumentar ainda mais sua participação. E tudo isso sem chamar atenção.

Existe um fundo chamado Dinâmica Energia cujo administrador é o banco Clássico, possui 27 bilhões de patrimônio e apenas um cotista.

Juca é discreto. Juca foge da imprensa. Evita redes sociais. Mora em Ipanema, dirige um carro simples e passa longe dos holofotes. Mas sua influência está lá, nas assembleias, nos conselhos de administração e, principalmente, nos dividendos que recebe.

A única foto que é possível encontrar na internet é essa abaixo:

Juca Abdalla, o banqueiro que lucra com a privatização da ...

Muitos juram de pé junto que Juca é o nome por trás do famoso perfil Tio Ricco no instagram. Eu acho difícil, o que você acha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade: Banner Post -Sala Vip – Cartão Black

Últimas Noticias

Assine nossa newsletter

Esteja um passo à frente. Receba em primeira mão as notícias que movem o mercado e a sociedade, direto no seu WhatsApp e e-mail.