Ferrovia de Integração Oeste-Leste é uma iniciativa do governo federal que busca conectar o Brasil à Ásia e aos países andinos, gerando empregos e desenvolvimento na Bahia.
Construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste: Detalhes do Projeto
A Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol II) é um projeto importante que inclui a construção de um trecho de 35,75 km na Bahia. Este trecho começará a ser construído no final do primeiro semestre de 2026. Além de conectar diferentes regiões, a ferrovia vai gerar aproximadamente 2,4 mil empregos diretos durante a sua construção.
O investimento estimado para este empreendimento é de R$ 507,1 milhões. Esse valor cobre não apenas a construção, mas também a elaboração do projeto. Prevê-se que o trecho, que liga os municípios de Guanambi e Caetité, seja concluído em cerca de 43 meses.
Impactos e Expectativas da Fiol II para o Desenvolvimento da Bahia
A Fiol II terá um grande impacto no desenvolvimento da Bahia. Essa ferrovia é parte de um plano maior para criar um corredor logístico. Com cerca de 485 km de extensão, ela facilitará o escoamento de produção agrícola na região. Isso é vital para áreas produtivas, como o oeste baiano, que é conhecido por sua geração de grãos.
Além do crescimento econômico, a construção da Fiol II trará mais empregos. Espera-se que a obra gere cerca de 2,4 mil empregos diretos. Isso acompanhará um aumento no comércio e na infraestrutura. Em longo prazo, a ferrovia também promoverá uma integração maior entre o Brasil e os países andinos, ampliando as oportunidades de mercado.