O Federal Reserve (FED), banco central dos Estados Unidos, manteve a taxa de juros em 5,25 a 5,5% na última reunião de política monetária, realizada em 20 de setembro de 2023. A decisão foi unânime entre os membros do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC).
Em comunicado divulgado após a reunião, o FED afirmou que a atividade econômica tem se expandido a um ritmo sólido, com o desemprego permanecendo em níveis baixos. No entanto, a inflação continua elevada.
O FED ressaltou que o sistema bancário dos EUA está sólido e resiliente, mas que o aperto das condições de crédito para famílias e empresas provavelmente pesará sobre a atividade econômica, o emprego e a inflação. A extensão desses efeitos ainda é incerta, mas o FED permanece altamente atento aos riscos inflacionários.
O FED reiterou seu compromisso de atingir o máximo emprego e a inflação de 2% no longo prazo. Para tanto, o Comitê decidiu manter a taxa de juros no intervalo atual de 5-1/4 a 5-1/2%.
O FED também continuará monitorando as informações econômicas e financeiras para avaliar a necessidade de ajustes adicionais na política monetária. O Comitê está preparado para ajustar a política monetária conforme apropriado, caso surjam riscos que possam impedir o alcance de seus objetivos.