O clima entre os exportadores da Alemanha apresentou uma melhora em fevereiro, embora apenas alguns setores estejam otimistas com o aumento das exportações, revela uma pesquisa conduzida pelo Instituto Econômico Ifo e divulgada nesta segunda-feira.
De acordo com os dados, o índice de expectativas de exportação do instituto subiu para 7,0 pontos negativos em fevereiro, comparado aos 8,5 pontos negativos registrados em janeiro.
Klaus Wohlrabe, responsável pelas pesquisas do Ifo, destacou que “a indústria de exportação alemã está atualmente recebendo poucos benefícios do crescimento econômico global”, acrescentando que ainda há margem para melhorias significativas.
Embora setores como a indústria alimentar e os fabricantes de vidro e cerâmica mantenham previsões de crescimento nas exportações, as expectativas na engenharia mecânica atingiram o seu nível mais baixo desde junho de 2020. O estudo também ressalta que a fraqueza nas exportações está impactando negativamente os fabricantes de automóveis e o setor metalúrgico.
Os números globais das exportações alemãs registraram uma queda de 1,4% em 2023, atribuída às pressões da economia global, incluindo alta inflação, aumento das taxas de juros e crises internacionais.