Segundo dados divulgados pelo escritório de estatísticas na última segunda-feira, as exportações da Alemanha para seus parceiros comerciais mais cruciais, incluindo os Estados Unidos e a China, apresentaram uma significativa diminuição no final do ano passado.
Em dezembro, as exportações para países fora da União Europeia registraram uma queda de 4,0% em relação a novembro, em termos de calendário e ajuste sazonal, totalizando 57,2 bilhões de euros (62,27 bilhões de dólares).
Comparando com dezembro de 2022, foi observada uma diminuição ainda mais expressiva nas exportações para países terceiros, alcançando 9,2%.
Embora os Estados Unidos tenham mantido sua posição como principal parceiro comercial da Alemanha, as exportações para os EUA em dezembro tiveram uma queda anual de 9,9%, totalizando 11,2 bilhões de euros, de acordo com o escritório.
As exportações para a China também apresentaram uma redução de 12,7%, totalizando 7,2 bilhões de euros, enquanto as exportações para a Grã-Bretanha tiveram um aumento de 19,7%, alcançando 6 bilhões de euros, informou o escritório.
Apesar de o comércio com países terceiros representar pouco menos da metade das exportações totais da Alemanha, o escritório ressaltou que nem sempre segue a mesma trajetória do comércio com os países da UE. Portanto, é prematuro fazer previsões sobre o desempenho do comércio exterior em dezembro com base nesse indicador inicial.
Vale destacar que, em novembro, as exportações alemãs superaram as expectativas. O Instituto Econômico IfW havia previsto uma queda de 1,4% nas exportações totais alemãs no ano passado, com a previsão de estagnação para 2024.