As projeções apontam que as vendas de veículos novos nos Estados Unidos estão prestes a aumentar em 1,4% em fevereiro em comparação com o mesmo período do ano passado. Esse crescimento é impulsionado por uma demanda robusta e uma oferta mais ampla de veículos, conforme indicado por um relatório conjunto divulgado nesta quinta-feira pelos consultores da indústria, JD Power e GlobalData.
De acordo com o relatório, estima-se que as vendas totais de veículos novos nos Estados Unidos, incluindo transações tanto varejistas quanto não varejistas, alcancem cerca de 1,2 milhão de unidades em fevereiro.
O aumento no volume de vendas foi facilitado por estoques mais elevados, incentivos mais generosos dos fabricantes e margens de lucro mais estreitas para os varejistas, resultando em preços médios de transação mais baixos.
O relatório também observou uma queda na proporção de compradores considerando veículos elétricos para sua próxima compra, que agora está em 25,6%, uma queda de um ponto percentual em relação a dezembro.
Prevê-se que os consumidores gastem aproximadamente US$ 40,80 bilhões em veículos novos, representando um aumento de US$ 1,40 bilhão em comparação com o ano anterior.
O gasto médio de incentivos por unidade para o mês está estimado em torno de US$ 2.565, um aumento em relação aos US$ 1.464 registrados no ano passado.
Thomas King, presidente da divisão de dados e análises da JD Power, comentou: “Apesar da mudança para um cenário com aumento do volume e diminuição dos lucros por unidade, os consumidores ainda estão dispostos a gastar mais em veículos novos este mês do que em qualquer fevereiro anterior”.
O preço médio de transação (ATP) para veículos novos em fevereiro deverá ser de US$ 44.045, uma queda de US$ 1.919 em relação ao mesmo período de 2023.