O mais recente estudo divulgado nesta sexta-feira revela que houve poucas alterações no estado de espírito dos consumidores norte-americanos e em suas previsões de inflação para o mês de março.
De acordo com a análise preliminar conduzida pela Universidade de Michigan, o índice geral de sentimento do consumidor atingiu 76,5 neste mês, uma ligeira queda em relação aos 76,9 registrados no último mês de fevereiro. As previsões dos economistas consultados pela Reuters apontavam para uma leitura preliminar de 76,9.
“Os consumidores têm percebido escassos indícios de melhoria ou deterioração na situação econômica atual”, afirmou Joanne Hsu, diretora dos Inquéritos ao Consumidor, em comunicado. “Na verdade, muitos estão abstendo-se de emitir qualquer juízo sobre a direção da economia, especialmente no longo prazo, enquanto aguardam os desdobramentos das eleições de novembro.”
No que diz respeito às expectativas de inflação a um ano, a pesquisa indicou estabilidade, mantendo-se em 3,0% durante o mês de março. Da mesma forma, a perspectiva de inflação para os próximos cinco anos permaneceu inalterada em 2,9% pelo quarto mês consecutivo, de acordo com os dados da pesquisa.