”Eleição de Trump, criação do DOGE, reserva estratégica de Bitcoin. S&P nas máximas e Bitcoin decolando de vez… Agora é lua !”
Pois é, já voltou tudo.
Desde 19 de fevereiro o maior índice de ações do mundo vem sofrendo uma correção que chama atenção pela magnitude e pela velocidade. O S&P perdeu 4,5 trilhões de dólares em poucos dias e o Bitcoin desvalorizou 1 trilhão de valor de mercado.
O que explica essas coisas? Se você perguntar a um economista, há boas chances de ele responder que a causa é o impacto das tarifas de Trump. Porém, se olharmos bem, o mercado subiu mesmo depois dos anúncios de tarifas.
Talvez o mercado não estivesse botando fé nas falas do presidente americano. O fato é que teremos que lidar com um mundo mais protecionista e com menor crescimento daqui pra frente.
Uma mudança de tarifas nos EUA de 3% hoje para eventualmente 10% trariam um efeito de 0,9% na inflação e -0,8% no PIB segundo estudo do WHG. Então um dos motivos que preocupam o mercado hoje é o fator de tarifas e guerra comercial.
Junta-se a isso o movimento de corte de gastos encabeçado pelo DOGE1que tendem a penalizar a economia uma vez que devem diminuir empregos e demandas.
Mas como já vimos, o mercado todo já sabia desses acontecimentos. Inclusive subiu depois do anúncio dos mesmos. O que mudou mesmo é a percepção de risco do investidor. Saímos de um ambiente de extrema ganância para medo em poucos dias. Isso fica mais claro nas criptomoedas que despencaram. O índice Medo/Ganância que estava em 92 até final do ano passado, recentemente atingiu 17 como vemos na imagem abaixo.
Na minha visão, o mercado precisa de um motivo para corrigir. Estávamos nas máximas, algumas avaliações começaram a parecer esticadas e muitas ficaram ansiosas para realizar lucros. Com um mercado com avaliações acima da média histórica, qualquer notícia pode virar motivo para uma correção. Normal…
Soma-se a isso o caso da Deep Seek já tratado por aqui que tirou um pouco do ímpeto sobre as empresas de IA nos Estados Unidos.
O que se discute agora por lá é a possibilidade de o país entrar em uma recessão. Os últimos dados da economia trouxeram alguns sinais de alerta, mas ainda é cedo para qualquer conclusão.
Alguns comentaristas do Twitter começaram a aventar a teoria de que o governo Trump estaria buscando uma recessão rápida para desalavancar a economia e baixar inflação e juros para logo em seguida voltar com força. Não acredito que seja possível algo do tipo. Quando a recessão tão anunciada vier, deve machucar muita gente… Seria curioso se a recessão americana viesse agora quando no começo do ano ninguém previu…
Outra curiosidade nessa entrega é o comportamento do Ibovespa. Enquanto o S&P e o Bitcoin caem no ano, o Ibovespa sobe no ano. Parece ser o ativo do contra. Quando todo o mundo voou no ano passado, ficou pra trás. Agora que a maioria cai, resolvo mostrar força relativa. Vai entender…2
No final, quando um ativo está caro, qualquer coisa pode ser acionada para correções de preço. E quando se é barato, qualquer notícia pode fazer o preço subir. Quanto mais dinheiro está alocado em uma classe, menor tende a ser o potencial de altas no médio prazo.
📊 Quais são as melhores oportunidades para 2025? Descubra os setores e ativos mais promissores!
Departamento governamental de eficiência criado por Donald Trump e liderado por Elon Musk
No texto de 20.2.2025 falamos sobre isso