Energia e Ouro: Os pilares para a recuperação do déficit comercial do Canadá em Abril

As exportações de energia e ouro estão liderando o caminho para uma recuperação econômica, contribuindo para a redução do déficit comercial do Canadá

O Canadá registrou um déficit comercial de mercadorias menor do que o esperado, de 1,05 bilhão de dólares canadenses (765 milhões de dólares) em abril, já que a energia e o ouro ajudaram as a crescer mais rápido do que as importações, mostraram dados nesta quinta-feira.

Analistas consultados pela Reuters previam um déficit de 1,40 bilhão de dólares canadenses no mês. O déficit de Março foi revisto em baixa para 1,99 mil milhões de dólares canadenses, face aos 2,28 mil milhões de dólares canadenses reportados inicialmente.

Publicidade: teste

As exportações totais aumentaram 2,6% em abril, enquanto as importações aumentaram 1,1%, disse o Statistics Canada. Em volume, as exportações cresceram 1,7% e as importações diminuíram 0,2%.

Lançamento: Ebook – TOP 10 PAGADORAS DE DIVIDENDOS 2024

O aumento das exportações foi liderado por produtos energéticos e ouro em bruto.

A categoria de energia beneficiou do aumento das exportações de gás natural ,  bruto e líquidos de gás natural, ajudando a compensar um declínio nas exportações de produtos petrolíferos refinados e combustível nuclear, disse Statscan. O aumento nas exportações de ouro em bruto foi atribuído principalmente aos preços mais elevados.

O canadense permaneceu pouco alterado depois que os números foram divulgados, com o loonie sendo negociado 0,04% mais fraco, a 1,3697 em relação ao dólar americano, ou 73 centavos dos EUA.

As exportações para os Estados Unidos, que são o maior parceiro comercial do Canadá e representam mais de três quartos das exportações, cresceram 2,4%, ajudando a ampliar o seu excedente comercial para o seu vizinho a sul da fronteira.

“Estamos vendo… uma redução na demanda nos Estados Unidos, o que certamente não é um cenário ideal para os exportadores canadenses venderem”, disse Stuart Bergman, economista-chefe da Export Development Canada.

Espera-se que o crescimento económico do Canadá tenha sido retomado em Abril, depois de ter estagnado em Março, ajudado pela mineração, pedreiras e extracção de petróleo e gás, disse Statscan na previsão preliminar do PIB divulgada na semana passada.

Na quarta-feira, o Banco do Canadá baixou a sua taxa diretora pela primeira vez em quatro anos e disse que novos cortes seriam possíveis se a – medida pela última vez em 2,7% – continuasse a aproximar-se da meta de 2% do banco.

Novos cortes nas taxas por parte do BoC farão com que este se divirja ainda mais do Federal Reserve dos EUA, o que poderá enfraquecer a moeda e poderá ser bom para as importações, disse Bergman.

CLIQUE AQUI E CONFIRA O CALENDÁRIO DE DIVIDENDOS PARA 2024

O crescimento das importações em Abril foi liderado por automóveis, navios e ouro em bruto.

As importações de veículos motorizados e peças aumentaram pelo terceiro mês consecutivo, ajudadas pelas importações de veículos utilitários esportivos e outros caminhões leves dos Estados Unidos.

A entrega de navios, incluindo uma balsa da que circulará entre Newfoundland e Nova Escócia, também ajudou nos números de importação, disse Statscan.

No geral, 8 das 11 categorias de produtos de aumentaram em Abril, enquanto 6 das 11 categorias de produtos de importação registaram crescimento.

($ 1 = 1,3688 dólares canadenses)

Últimas Noticias

Assine nossa newsletter

Purus ut praesent facilisi dictumst sollicitudin cubilia ridiculus.