As informações da agência de estatísticas federais revelaram que as encomendas industriais na Alemanha aumentaram menos do que o esperado em novembro, indicando uma enfraquecimento na demanda. De acordo com dados ajustados sazonalmente e pelo calendário, as encomendas industriais aumentaram 0,3% em relação ao mês anterior, ficando abaixo das expectativas, pois uma pesquisa da Reuters com analistas previa um aumento de 1%.
As encomendas domésticas tiveram um aumento de 1,4%, enquanto as encomendas estrangeiras caíram 0,4% no mês. As encomendas da zona do euro registraram uma queda de 1,9%, ao passo que as encomendas do restante do mundo aumentaram 0,6%.
Na comparação menos volátil de três meses a três meses, observou-se que as novas encomendas estavam 4,5% menores no período de setembro a novembro em comparação com os três meses anteriores, conforme informado pelo órgão. Houve uma revisão nos dados de outubro, que indicaram uma queda de 3,8% nas encomendas industriais em relação ao mês anterior, em vez de uma queda de 3,7%.
As novas encomendas, excluindo as encomendas em grande escala, diminuíram 0,6% em novembro em comparação com o mês anterior. O economista-chefe do Commerzbank (ETR:CBKG), Joerg Kraemer, destacou que as empresas não conseguiram absorver a demanda mais fraca devido ao esgotamento de seus pedidos pendentes, que agora estavam muito baixos após o processamento dos pedidos não atendidos durante a crise do coronavírus. Ele acrescentou que isso sugere um declínio adicional na produção industrial. Os dados de produção industrial de novembro serão divulgados na terça-feira.