Os dados divulgados pelo Escritório de Estatísticas da Austrália na quinta-feira revelaram que o emprego no país superou significativamente as expectativas pelo segundo mês consecutivo em novembro, apesar do aumento na taxa de desemprego para o patamar mais alto em um ano e meio, indicando sinais de flexibilização no mercado de trabalho.
De acordo com os números, o emprego líquido aumentou em 61.500 em novembro em relação a outubro, quando já havia registrado um aumento revisado de 42.700. As previsões do mercado apontavam para um aumento de cerca de 11.000 empregos.
No entanto, a taxa de desemprego subiu para 3,9%, o maior índice desde maio do ano passado, em comparação com uma taxa revisada para cima de 3,8% em outubro. A taxa de participação atingiu um recorde de 67,2%.
Apesar dos sólidos ganhos de emprego, o dólar local valorizou-se para uma máxima de quase cinco meses, atingindo US$0,6712. Enquanto isso, os futuros de títulos de três anos subiram 22 pontos-base para 96,26, refletindo expectativas de alívio nas políticas dos bancos centrais globais no próximo ano.
Com a Reserva Federal sinalizando cortes nas taxas no próximo ano, os futuros ainda indicam que o Banco Reserva da Austrália concluiu seu ciclo de aperto e agora se espera um afrouxamento de pouco mais de 50 pontos-base até 2024.
O aumento recorde de imigrantes e estudantes impulsionou a oferta de mão de obra para atender à demanda. Apesar do crescimento impressionante de 3,2% no emprego até novembro, a força de trabalho aumentou em 3,6%, sugerindo que o mercado de trabalho não é o principal impulsionador da inflação.
A economista-chefe da EY Oceania, Cherelle Murphy, afirmou: “Do ponto de vista do Banco Reserva da Austrália, isso está mais ou menos onde eles esperavam, e não acredito que ficarão particularmente surpresos com esses resultados”.
Na semana passada, o Banco Reserva da Austrália manteve as taxas de juros inalteradas em 4,35%, o patamar mais alto em 12 anos, deixando a possibilidade de novas mudanças. A instituição já elevou as taxas em impressionantes 425 pontos-base na campanha mais agressiva de aperto monetário de sua história para conter a inflação.
Detalhes mostram que o emprego em tempo integral aumentou em 57.000 em novembro.
O tesoureiro Jim Chalmers elogiou a resiliência do mercado de trabalho. “Está amolecendo de maneiras esperadas… mas é realmente notável que tenhamos chegado ao final de novembro com uma taxa de desemprego com um três na frente”, disse Chalmers em uma coletiva de imprensa.
De fato, os dados reforçaram os sinais de flexibilização em um mercado de trabalho tenso, com a ABS observando uma desaceleração nas horas trabalhadas, resultando em uma redução na diferença em relação às taxas gerais de crescimento do emprego.
As vagas também estão diminuindo à medida que as posições são preenchidas. Os anúncios de emprego no maior site de empregos da Austrália, SEEK, caíram 4,3% em novembro, embora ainda estejam mais de 13% acima do registrado no ano anterior.
Austrália Fortalece Restrições para Investidores Estrangeiros em Residências
Belinda Allen, economista do Commonwealth Bank of Australia, comentou: “Esperamos que seja mais difícil manter a taxa de desemprego a partir de agora, dadas as dinâmicas em uma economia em desaceleração e quando os indicadores do mercado de trabalho estão se flexibilizando”.