O governo australiano anunciou hoje sua decisão de eliminar as tarifas de importação sobre uma vasta gama de produtos, incluindo itens cotidianos como escovas de dente, torradeiras, ferramentas manuais e roupas. Essa iniciativa visa reduzir a burocracia enfrentada pelas empresas e proporcionar alívio financeiro às famílias diante do crescente custo de vida.
Segundo o tesoureiro Jim Chalmers, essa medida resultará em uma simplificação significativa do sistema comercial do país, com a eliminação de quase 500 tarifas a partir de 1º de julho deste ano. Estima-se que essa mudança facilite aproximadamente 8,5 bilhões de dólares australianos em comércio anualmente, enquanto as empresas economizarão mais de 30 milhões de dólares australianos em custos de conformidade a cada ano.
Embora a maioria dos bens já seja importada com isenção de tarifas devido a acordos comerciais anteriores, as empresas enfrentam desafios para provar a elegibilidade dessas isenções, resultando em custos adicionais repassados aos consumidores. A medida anunciada hoje representa a maior reforma tarifária unilateral em duas décadas, eliminando cerca de 14% do total das tarifas da Austrália.
A lista completa das tarifas a serem abolidas será finalizada durante o orçamento federal de maio, conforme indicado por Chalmers.