Dívida pública bruta do Brasil vai a 76,8% do PIB em maio

As expectativas em pesquisa da Reuters eram de 76,4% para a dívida bruta e de 61,9% para a líquida.

A ívida bruta do subiu mais do que o esperado em maio, quando o setor público consolidado apresentou déficit primário maior que a expectativa, de acordo com dados divulgados pelo nesta sexta-feira.

A bruta do país como proporção do fechou maio em 76,8%, contra 76,3% no mês anterior. Já a dívida líquida foi a 62,2%, de 61,5%.

Publicidade: Banner Header Padrão

Conheça as Melhores Estratégias para PROTEGER SUA CARTEIRA DE AÇÕES

As expectativas em pesquisa da Reuters eram de 76,4% para a dívida bruta e de 61,9% para a líquida.

O aumento da dívida bruta no mês decorreu principalmente dos juros nominais apropriados (+0,6 ponto percentual), das emissões líquidas (+0,1 p.p.), do reconhecimento de dívida (+0,1 p.p.) e da variação do PIB nominal (-0,4 p.p.).

Baixe uma lista das 10 maiores pagadoras de dividendos que, segundo especialistas, têm potencial de ótimos ganhos nos próximos meses.

Em maio, o setor público consolidado registrou um déficit primário de 63,895 bilhões de reais, contra expectativa de economistas consultados em pesquisa da Reuters de um saldo negativo de 58,0 bilhões de reais. Em maio de 2023, houve déficit de 50,172 bilhões.

O desempenho mostra que o central teve déficit de 60,778 bilhões de reais, enquanto Estados e municípios registraram saldo negativo de 1,078 bilhões de reais e as estatais tiveram déficit de 2,039 bilhões de reais, mostraram os dados do Banco Central.

Small Caps: A carteira recomendada que transformou R$ 25.000,00 em mais de 1 Milhão nos últimos 10 anos.

Para os investidores interessados em diversificar e potencialmente aumentar seus retornos, sugerimos baixar  a Carteira de Ações Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos. Essas ações representam oportunidades em setores emergentes e podem oferecer retornos superiores ao mercado geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *