Diretora do Federal Reserve (Fed), Michelle Bowman, em uma declaração nesta sexta-feira, 5, expressou preocupação com a possibilidade de um aumento nas taxas de juros nos Estados Unidos, caso os avanços recentes no combate à inflação estagnem ou retrocedam. Durante uma conferência realizada pelo Manhattan Institute, em Nova York, Bowman defendeu uma abordagem “cuidadosa” na determinação dos próximos passos para a taxa de juros básica.
“Devido aos riscos e incertezas em relação às minhas perspectivas econômicas, continuarei monitorando de perto os dados enquanto avalio a trajetória apropriada da política monetária”, afirmou Michelle.
Como uma das vozes mais inclinadas à adoção de políticas monetárias mais restritivas dentro do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC), a diretora alertou que uma redução prematura das taxas de juros poderia resultar em um aumento adicional na inflação, o que potencialmente justificaria uma política monetária mais rigorosa posteriormente, para assegurar que a inflação retorne à meta de 2%.