Os preços do diesel S10, o combustível mais comercializado no Brasil, aumentaram quase quatro vezes mais que a inflação nos últimos 12 meses, de acordo com uma pesquisa realizada pela ValeCard, empresa especializada em meios de pagamentos e soluções de mobilidade.
Mantenha-se à frente do mercado, assine agora o Radar Diário e não perca nenhuma oportunidade!
Alta Significativa no Preço do Diesel
Em junho, o valor médio do diesel S10 alcançou 6,158 reais por litro, representando um aumento de 15,5% em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Este levantamento baseia-se em transações realizadas em mais de 25 mil postos de combustíveis credenciados em todo o país. No mesmo período, a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apontou um avanço de 4,23%, segundo a ValeCard.
Impacto da Reoneração de Impostos
O economista Benito Salomão, professor do Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia, que participou da pesquisa da ValeCard, explicou que os preços do diesel estão sendo impactados por uma política de reoneração fiscal. “Cabe salientar que, em 2021 e 2022, alguns impostos, inclusive os estaduais, foram zerados. Diversas unidades da federação, buscando equilibrar suas contas, retomaram a cobrança desses impostos”, disse Salomão em nota.
Variação do Preço no Ano
Apesar da alta anual, o valor médio do diesel S10 em junho foi 0,37% menor que o valor médio registrado em janeiro deste ano. No acumulado de janeiro a junho, o IPCA registrou uma alta de 2,49%. Essa leve variação do diesel no ano ocorre em um cenário onde a Petrobras, principal fornecedora do combustível fóssil no Brasil, manteve o valor médio do combustível vendido por suas refinarias a distribuidoras sem ajustes até agora, conforme destacou a ValeCard.
A sua última oportunidade de ter um 2024 mais lucrativo está aqui-Onde Investir em 2024|Baixe Grátis|
Fatores Influenciadores dos Preços
Além da política comercial da Petrobras, os preços nos postos de combustíveis no Brasil são influenciados por uma série de outros fatores. O país também é abastecido por refinarias privadas e importações. Além disso, o valor dos combustíveis é impactado por misturas de biocombustíveis, margens de distribuição e revenda, e impostos.