Entre Altas e Baixas notícias sobre ações, Investimentos e Mercado economia
Pesquisar
Close this search box.
Desafios do Federal Reserve: Comunicar Cortes nas Taxas em Meio a Pressões Inflacionárias

Desafios do Federal Reserve: Comunicar Cortes nas Taxas em Meio a Pressões Inflacionárias

Autoridades enfrentam dilema sobre quando e como sinalizar mudanças, enquanto indicadores de inflação desafiam as projeções do Fed.
fed eua

As autoridades do Federal Reserve parecem ter concluído seus esforços para aumentar as taxas de juros, mas agora enfrentam o desafio iminente de decidir quando e como comunicar uma mudança para cortes, uma decisão que investidores, políticos e o público podem demandar antes que o banco central esteja preparado.

Embora a questão possa parecer distante, um indicador de inflação subjacente permanece em 3,5% ao ano, consideravelmente acima da de 2% do Fed. As autoridades continuam preocupadas com a possibilidade de aumento nos preços em uma com baixo desemprego, e sua retórica sugere a possibilidade de manter as taxas em um patamar prolongado ou até mesmo de realizar outro aumento.

No entanto, a postura “hawkish” (agressiva contra a inflação) em suas palavras também serve para manter as opções em aberto em um período de incerteza, apesar de as autoridades do Fed estarem cada vez mais confiantes de que a faixa de taxas de juros de 5,25% a 5,5%, em vigor desde julho, é suficiente para moderar a economia e reduzir a inflação.

Determinar se a inflação diminuiu o bastante para iniciar uma redução nas taxas pode ser uma decisão a ser tomada nos próximos meses, considerando as complicações de uma eleição presidencial no próximo ano, a nos mercados financeiros e o desejo de evitar um aumento significativo na taxa de desemprego.

O primeiro passo desse debate ocorrerá na última do ano do Fed, em 12 e 13 de dezembro, quando, além de decidir sobre as taxas de juros, as autoridades deverão indicar suas expectativas para o próximo ano e além.

Vincent Reinhart, economista-chefe da Dreyfus & Mellon e ex-autoridade do Fed, observa que eles terão um desafio considerável em dezembro, já que as projeções provavelmente indicarão o fim dos aumentos de juros. No entanto, as autoridades não desejam que isso seja interpretado como um enfraquecimento do compromisso com a inflação de 2% ou como um sinal iminente de cortes.

Desde junho, o “gráfico de pontos” trimestral que projeta a trajetória da monetária tem indicado aumentos de 0,25 ponto percentual nas taxas de juros para este ano.

Espera-se que, na próxima semana, o Fed mantenha as taxas inalteradas pela terceira reunião consecutiva e, em uma nova declaração, avalie os dados que, em grande parte, estão alinhados com uma desaceleração suave, na qual a atividade econômica e o crescimento do diminuem modestamente à medida que a inflação se estabiliza.

Um desafio será reconciliar essa avaliação com o desejo das autoridades de manter a opção aberta para novos aumentos, caso a inflação não se comporte conforme o esperado. Outro aspecto importante será a atualização das projeções, que provavelmente indicarão taxas mais baixas até o final de 2024, concentrando a atenção na possibilidade de uma redução nas taxas e desencadeando um debate sobre a oportunidade dessa medida.

Compartilhe

Curso gratuito de milhas
Curso gratuito de milhas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Material Gratuito

PLANO RUMO AO MILHÃO

Quer saber quando você vai atingir o seu primeiro milhão? Baixe agora a planilha de projeção e trace sua rota!

Saída Fiscal do Brasil

Saiba as vantagens e os riscos de dar a saída fiscal do Brasil e entenda por que muito brasileiros estão seguindo este rumo.

Carteira Criptoativos - Junho/25

Carteira Criptoativos é um portfólio otimizado que incorpora rebalanceamentos realizados periodicamente pela equipe de especialistas em ativos digitais do BTG Pactual.

Alavancagem Patrimonial com Consórcio

Descubra como usar o consórcio para construir patrimônio com estratégia — sem juros, sem pressa, com total controle.

FUNDOS IMOBILIÁRIOS (FIIs) JUNHO 2025 - CARTEIRA RECOMENDADA

Descubra as melhores oportunidades de investimento em FII, com análises profundas e recomendações exclusivas

Carteira recomendada de Ações 10SIM | Junho

Obtenha acesso exclusivo às 10 principais recomendações de ações para 2025, selecionadas pelos analistas experientes do BTG Pactual.

Cotações de Ações