Entre Altas e Baixas notícias sobre ações, Investimentos e Mercado economia
Pesquisar
Close this search box.
Desaceleração no Mercado Imobiliário do Reino Unido

Desaceleração no Mercado Imobiliário do Reino Unido

Halifax Registra Queda nos Preços de Imóveis em Março, Enquanto Expectativas de Cortes nas Taxas de Juros se Mantêm Incertas.
mercado imobiliário

Os dados divulgados pelo credor hipotecário Halifax revelaram uma diminuição de 1,0% nos preços dos imóveis no Reino Unido durante o mês de março, marcando a primeira queda desde setembro de 2023. Essa queda, apesar de esperada em parte devido aos aumentos observados nos cinco meses anteriores, contrasta com a tendência mais otimista de outros indicadores imobiliários no início semana.

Halifax, afiliada ao Lloyds Banking Group (LON: LLOY), o maior credor hipotecário do país, atribuiu essa queda ao prolongamento das altas taxas de juros, que não surpreendeu totalmente. No entanto, os preços permanecem apenas 0,3% acima do ano anterior, ficando aquém da previsão mediana de um aumento de 1,45% de acordo com uma da Reuters com economistas, e abaixo do aumento de 1,6% relatado na terça-feira pela Nationwide, o segundo maior credor hipotecário do Reino Unido.

Após uma queda no final de 2022, quando a instabilidade causada pelo breve mandato de Liz Truss como primeira-ministra afetou os mercados financeiros e o Banco da aumentou as taxas de juros de forma significativa, a atividade no mercado imobiliário britânico vinha se recuperando nos últimos meses. Os dados do Banco da Inglaterra divulgados na terça-feira indicaram o maior número de aprovações de hipotecas desde setembro de 2022, impulsionado pelo crescimento salarial que começou a superar a e pela possibilidade crescente de cortes nas taxas de juros.

No entanto, o diretor do Halifax, Kim Kinnaird, observou que os mercados financeiros estão menos otimistas sobre a extensão e o timing desses cortes devido à rigidez de algumas medidas de inflação subjacentes, o que estagnou a queda nas taxas hipotecárias que antes impulsionavam a atividade do mercado.

Os agora esperam que o Banco da Inglaterra inicie os cortes nas taxas entre junho e agosto, reduzindo-as para cerca de 4,5% até o final do ano, em comparação com os atuais 5,25%. Imogen Pattison, economista da consultoria Capital Economics, prevê que as taxas hipotecárias permaneçam ligeiramente mais altas do que no início do ano, em torno de 5%, nos próximos meses, o que pode reprimir a demanda e impedir novos aumentos nos preços das casas.

Halifax observou que os preços das casas ainda estão aproximadamente 20% acima do nível pré-pandemia da , refletindo os aumentos substanciais observados em outras economias avançadas, apesar de terem se mantido dentro de uma faixa estreita desde a primavera de 2022.

Compartilhe

Curso gratuito de milhas
Curso gratuito de milhas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Material Gratuito

PLANO RUMO AO MILHÃO

Quer saber quando você vai atingir o seu primeiro milhão? Baixe agora a planilha de projeção e trace sua rota!

Saída Fiscal do Brasil

Saiba as vantagens e os riscos de dar a saída fiscal do Brasil e entenda por que muito brasileiros estão seguindo este rumo.

Carteira Criptoativos - Junho/25

Carteira Criptoativos é um portfólio otimizado que incorpora rebalanceamentos realizados periodicamente pela equipe de especialistas em ativos digitais do BTG Pactual.

Alavancagem Patrimonial com Consórcio

Descubra como usar o consórcio para construir patrimônio com estratégia — sem juros, sem pressa, com total controle.

FUNDOS IMOBILIÁRIOS (FIIs) JUNHO 2025 - CARTEIRA RECOMENDADA

Descubra as melhores oportunidades de investimento em FII, com análises profundas e recomendações exclusivas

Carteira recomendada de Ações 10SIM | Junho

Obtenha acesso exclusivo às 10 principais recomendações de ações para 2025, selecionadas pelos analistas experientes do BTG Pactual.

Cotações de Ações