A produção industrial do Japão em novembro provavelmente registrou uma contração pela primeira vez em três meses, conforme indicado por uma pesquisa da Reuters com analistas divulgada nesta sexta-feira. Esse declínio é atribuído à demanda fraca e à desaceleração da economia global. De acordo com a estimativa mediana de 17 economistas, a produção industrial deverá diminuir 1,6% em novembro em comparação com o mês anterior, seguindo um crescimento de 1,3% em outubro.
A indústria automobilística, que vinha sustentando a produção industrial, testemunhou uma desaceleração recente, e as exportações também foram fracas em novembro, conforme observado por Chisato Oshiba, economista do Dai-ichi Life Research Institute. Ele afirmou que a produção industrial está em uma tendência de queda gradual devido à fraca demanda interna e à desaceleração nas economias estrangeiras.
As exportações japonesas registraram uma queda em novembro, a primeira em três meses, impulsionada pelo declínio nos envios de chips para a China. Shunpei Fujita, economista da Mitsubishi UFJ Research and Consulting, prevê que a produção de componentes eletrônicos, dispositivos e máquinas elétricas diminuirá em novembro, em parte devido a uma reação ao aumento significativo no mês anterior.
Os dados oficiais da produção industrial de novembro serão divulgados pelo governo às 8h50, horário local, em 28 de dezembro (23h50 GMT, 27 de dezembro).