O crescimento do PIB dos EUA no segundo trimestre de 2025 foi de 3,3%, conforme divulgado pelo Departamento de Comércio. Esse resultado, dentro das projeções de analistas, sinaliza uma recuperação econômica significativa após a retração de 0,5% no primeiro trimestre.
Dados do PIB dos EUA
No último trimestre, os dados do PIB dos EUA mostraram um crescimento de 3,3%. Essa taxa foi divulgada na segunda leitura pelo Departamento de Comércio. Os analistas já esperavam um crescimento em torno de 3,2%. Essa informação é importante, pois indica uma recuperação economia forte.
O PIB é uma medida que reflete a saúde da economia. No primeiro trimestre deste ano, por exemplo, houve uma retração de 0,5%. Isso indica que o crescimento no segundo trimestre é um sinal positivo. O aumento de 3,3% também se compara a um crescimento de 2,4% no quarto trimestre do ano passado.
Impactos do mercado de trabalho na economia dos EUA
O mercado de trabalho tem um papel vital na economia dos EUA. As últimas estatísticas mostraram que, na semana passada, 229 mil novos pedidos de seguro-desemprego foram feitos. Isso é um sinal de que o emprego continua forte. Os analistas esperavam 231 mil pedidos, mas o número foi ligeiramente menor.
Esse desempenho no mercado é observado pelo Federal Reserve. A força do emprego pode afetar as taxas de juros. Se mais pessoas estão trabalhando, há mais consumo. Isso pode levar a um aumento nos preços e à inflação. O Fed, então, pode decidir agir para conter essa pressão, pensando em ajustar as taxas de juros.