Dados divulgados nesta terça-feira revelaram um aumento de 12,1% nas vendas de carros novos na União Europeia em janeiro em comparação com o mesmo período do ano anterior. Esse crescimento foi impulsionado pelo forte desempenho na Alemanha e na Itália, com um notável aumento de dois dígitos em ambos os países. No entanto, os registros de carros totalmente elétricos mostraram um declínio em relação ao mês anterior, apesar de um aumento anual.
De acordo com a Associação de Fabricantes de Automóveis Europeus (ACEA), as duas maiores montadoras da Europa, Volkswagen e Stellantis, registraram aumentos de 11,5% e 15%, respectivamente, em suas vendas de janeiro. Por outro lado, houve uma queda de 2,9% nas vendas da Renault.
Os dados também revelaram uma diminuição de 42,3% nas vendas de novos carros elétricos a bateria (BEV) em comparação com dezembro, totalizando 92.741 veículos. No entanto, houve um aumento de 29% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse declínio foi especialmente notável na Alemanha e na França, os maiores mercados de BEV da UE, com quedas de 59% e 46%, respectivamente, em relação ao mês anterior, mas ainda registrando aumentos de 24% e 37% em relação ao ano anterior.
Esses números refletem uma tendência global de desaceleração nas vendas de veículos elétricos, com uma queda de 26% em janeiro em relação a dezembro. No entanto, em comparação com o ano anterior, houve um aumento significativo de 69%, apesar das pressões resultantes de cortes de subsídios ou regulamentações mais rígidas, principalmente na Alemanha e na França.
Enquanto os custos elevados dos veículos elétricos continuam sendo uma barreira para uma adoção mais ampla, empresas como Stellantis e Renault estão trabalhando para desenvolver opções mais acessíveis. Os veículos elétricos, incluindo modelos totalmente elétricos, híbridos plug-in e híbridos convencionais, representaram 47,5% de todos os novos registros de automóveis de passageiros na UE em janeiro, um aumento em relação ao ano anterior, mas uma queda em relação a dezembro.
A Tesla, líder em veículos elétricos dos EUA, registrou um aumento anual impressionante de 66,9% nas vendas na UE em janeiro. No geral, o número de novos veículos registrados na UE, Reino Unido e Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA) aumentou 11,5%, totalizando 1 milhão de veículos, de acordo com a ACEA.