Crescimento econômico do México desacelera no segundo trimestre

México

A do cresceu 0,8% no segundo trimestre em relação aos três meses anteriores, segundo dados da agência nacional de estatísticas INEGI divulgados na terça-feira, ligeiramente abaixo de sua estimativa preliminar e levando analistas a alertarem para um desaquecimento.

O INEGI estimou no mês passado que o produto interno bruto () aumentou 0,9% no período de abril a junho. Analistas consultados pela Refinitiv esperavam que os dados finais mostrassem a economia expandindo 1,0% no trimestre.

Publicidade: Banner Header Padrão

Uma análise dos dados do PIB mostrou que o importante setor terciário ou de serviços cresceu 0,7%, abaixo da estimativa inicial de 1%.

As atividades primárias, como , pesca e mineração, aumentaram 0,7% no trimestre, abaixo dos dados preliminares em uma écima de ponto percentual.

As atividades secundárias, que abrangem a manufatura, cresceram 1,2%, superando a estimativa preliminar de 0,8%, e apontando para uma forte demanda da construção.

O Pantheon Macroeconomics disse que o trimestre como um todo contribuiu para um “sólido” primeiro semestre do ano, com o primeiro trimestre tendo registrado um ganho revisado para baixo de 0,8%. No entanto, alertou que uma queda no momentum era provável.

“Fundamentos robustos, incluindo um mercado de trabalho resiliente e em queda, estão compensando o impacto das condições financeiras mais apertadas”, disse Andres Abadia, o economista-chefe da do Pantheon, em um comunicado.

No entanto, ele acrescentou que “as condições financeiras mais apertadas e a fraqueza de setores-chave … são agora um claro obstáculo”, apontando também para o impacto das “condições globais” e das taxas de juros.

O mexicano manteve as taxas de juros inalteradas novamente este mês pela terceira vez, com cortes não previstos pela maioria dos analistas até o final deste ano.

A economia mexicana cresceu 3,6% no segundo trimestre em base anual, ligeiramente abaixo da estimativa preliminar de 3,7%.

Leia mais sobre:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *