Em dezembro, a confiança empresarial na Nova Zelândia registrou um aumento, impulsionada pela recuperação em vários indicadores de atividade, atingindo o patamar mais elevado desde março de 2015, conforme revelou uma pesquisa do ANZ Bank divulgada nesta terça-feira.
A principal métrica da pesquisa indicou que 33,2% dos entrevistados antecipavam uma melhoria na economia no próximo ano, em comparação com o otimismo registrado em 30,8% na pesquisa anterior, realizada em novembro.
Quanto às expectativas para seus próprios negócios nos próximos 12 meses, um total líquido de 29,3% dos participantes projetava crescimento, superando os 26,3% do mês anterior.
O ANZ observou em comunicado que a pesquisa reflete uma narrativa de recuperação prevista e experienciada na atividade econômica, com indicadores de inflação apresentando resultados mistos. Destacou ainda que as expectativas relacionadas à atividade e lucratividade, intenções de exportação, emprego e construção residencial aumentaram, sendo que as últimas experimentaram um aumento significativo.