A confiança dos pequenos negócios nos Estados Unidos subiu para o maior nível em oito meses em julho, à medida que as preocupações com a inflação caíram para o menor nível em quase dois anos, segundo um relatório divulgado na terça-feira.
A National Federation of Independent Business (NFIB) disse que seu Índice de Otimismo para Pequenos Negócios subiu nove décimos de ponto para 91,1 no mês passado, atingindo o nível mais alto desde novembro de 2022. A desinflação em julho pareceu ressoar com os pequenos negócios, pois apenas 21% afirmaram que a inflação era sua maior preocupação – a leitura mais baixa desde novembro de 2021 e 13 pontos abaixo do ano anterior.
A contínua melhora no otimismo pareceu se traduzir em investimentos em mão de obra e planos de investimento em capital: Mais de um quarto das empresas relataram planos de investir em capital, e 17% relataram planos de aumentar o emprego, ambos 2 pontos percentuais maiores do que no mês anterior.
Além disso, as pequenas empresas registraram sua visão menos pessimista das perspectivas econômicas de curto prazo desde agosto de 2021, já que o índice de perspectivas gerais das condições de negócios da NFIB subiu 10 pontos para -30. As pequenas empresas dos EUA têm uma visão líquida negativa do clima de negócios desde dezembro de 2020, o mês após a derrota do ex-presidente Donald Trump na eleição para a reeleição.
Mas a demanda do consumidor em queda enfraqueceu a confiança na capacidade de se beneficiar de um crescimento de preços consistente, e o número de empresas que planejam aumentar os preços caiu para um saldo de 27% – a leitura mais baixa desde abril.
Isso é uma boa notícia para o Federal Reserve, cujos 525 pontos base de aumentos de juros também parecem estar moderando a demanda por crédito para pequenas empresas: 62% disseram que não estão interessados em um empréstimo, um aumento de 2 pontos percentuais em relação a junho, e 25% relataram que todas as suas necessidades de crédito foram atendidas, uma diminuição de 2 pontos percentuais em relação a um mês anterior.
Ainda assim, as empresas não relataram que o crédito está ficando mais difícil de adquirir, com um percentual inalterado de 6% dizendo que seu empréstimo mais recente foi mais difícil de conseguir do que o anterior.
Em suma, a confiança dos pequenos negócios nos Estados Unidos subiu para o maior nível em oito meses em julho, à medida que as preocupações com a inflação caíram para o menor nível em quase dois anos. O número de empresas que planejam aumentar os preços também caiu para o menor nível desde abril. Isso é uma boa notícia para o Federal Reserve, que está tentando controlar a inflação emoderar a demanda por crédito para pequenas empresas.