A confiança dos investidores na zona do euro registrou seu quinto aumento consecutivo em março, alcançando seu ponto mais alto desde abril de 2023, revelou uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira. No entanto, economistas alertaram para uma persistente recessão na Alemanha.
Apesar dessa melhoria, o índice Sentix para a zona do euro permaneceu em território negativo. Subindo para -10,5 pontos em março, em comparação com os -12,9 de fevereiro, o índice superou a estimativa de -11,0 em uma pesquisa da Reuters com analistas.
A pesquisa identificou a Alemanha, como a maior economia da região, como um ponto de fraqueza, destacando uma queda na confiança.
O Sentix comentou que, embora os dados mostrem uma tendência positiva, não é possível falar de uma recuperação clássica na primavera do hemisfério norte para a zona do euro. A política econômica alemã foi apontada como um fator que continua a impedir uma recuperação completa na Europa Central, com a recessão persistindo.
Para a zona do euro, o índice de expectativas aumentou para -2,3 pontos em março, em comparação com os -5,5 de fevereiro, marcando o sexto mês consecutivo de crescimento e o valor mais alto desde fevereiro de 2022.
Além disso, o índice que avalia a situação atual na zona do euro também apresentou crescimento, subindo para -18,5 em março, em comparação com os -20,0 do mês anterior, representando o quinto aumento mensal consecutivo.
A pesquisa, realizada entre 29 de fevereiro e 2 de março, contou com a participação de 1.267 investidores.